segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

http://ruists.blogspot.com/

http://rodrigueslena.blogspot.com/

http://nunorelvas.blogspot.com/

http://zedocarvalhal.blogspot.com/

http://zedocarvalhal.blogspot.com/


http://psisilviasilva.blogspot.com/

http://psisilviasilva.blogspot.com/


http://cursotcnicascomerciais.blogspot.com/

http://daweasel13.blogspot.com/

http://goncalinho14.blogspot.com/

http://patrimoniodetorresvedras.blogspot.com/
STC 6 – MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
SEGURANÇA RODOVIÁRIA


Identifique as diferentes instituições que regulam a rede rodoviária nacional.

R: DGV, EP, BT, Brisa, Aenor, GNR e PSP.
DGV- DGV, ou Direcção-Geral de Viação, era um departamento do Ministério da Administração Interna do Governo de Portugal encarregue das matérias de contra-ordenação, segurança rodoviária, condutores e veículos.
EP- A EP - Estradas de Portugal SA, abreviada Estradas de Portugal ou EP, é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos criada a 21 de Dezembro de 2004, como EP - Estradas de Portugal, EPE, para se ocupar da administração das rodovias em Portugal.
BT- A Brigada de Trânsito tem como competências a fiscalização das disposições legais e regulamentares sobre viação terrestre e transportes rodoviários, para a Guarda Nacional Republicana.
Brisa- A Brisa é uma operadora de infra-estrutura de transporte em Portugal, gere seis concessões rodoviárias (Brisa; Brisal; Douro Litoral; Atlântico, Baixo Tejo e Litoral Oeste), que totalizam mais de 1.500 quilómetros, ligando norte, sul, litoral e interior do país.
Aenor- Uma SCUT também conhecido por Aenor é uma auto-estrada em regime de portagens virtuais, cujos custos são suportados pelo Estado Português. A construção e manutenção são da responsabilidade de uma empresa concessionária. A sigla SCUT é uma abreviatura de "Sem Custo para os Utilizadores".
GNR- A Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial.
PSP- A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força de segurança portuguesa com as missões de defesa da legalidade democrática, de garantia da segurança interna e de defesa dos direitos dos cidadãos. Apesar de ter muitas outras funções a PSP é sobretudo conhecida por ser a força de segurança responsável pelo policiamento fardado e ostensivo nas grandes áreas urbanas de Portugal, estando o policiamento das áreas rurais reservado normalmente à Guarda Nacional Republicana.

Identifique os mecanismos de segurança presentes nos novos veículos automóveis.

R: Alguns modelos incluem características adicionais para maximizar a eficácia dos cintos de segurança:
Pré-tensor do cinto de segurança: Dispositivo de segurança que, no momento do acidente, elimina a folga existente entre o cinto de segurança e o corpo do ocupante. Com este sistema conseguem-se eliminar possíveis lesões e podem-se desenhar cintos que não pressionem demasiado. O tensor pode ser desencadeado por um sistema mecânico – uma mola – ou pirotécnico – um explosivo. À semelhança dos air-bags só pode ser utilizado uma vez, após a qual têm que ser substituídos. Limitador de carga: quando a força exercida no cinto atinge um determinado nível, o limitador de carga permite que o cinto desenrole aliviando a tensão a este patamar que é determinado em função do anão integrada com o airbag.

Cinto de segurança integrado:
Os veículos que utilizam este sistema, têm o cinto de segurança integrado no próprio banco, em vez de ser fixado ao pilar lateral e ao chão. O Cinto de segurança integrado permite uma adaptação mais confortável do cinto à posição do banco e uma retenção mais eficaz do passageiro no banco.
Indicador de uso de cinto de segurança: alguns modelos auto incorporam um sistema de aviso de utilização do cinto de segurança que alertam o condutor quando este não o está a utilizar, através de avisos sonoros ou indicadores no painel de instrumentos.
Airbags de cortina
Airbag frontal:
O airbag é uma espécie de almofada que se insufla numa fracção de segundo em caso de acidente, surgindo entre o corpo do ocupante do veículo e a estrutura interna do próprio veículo, com o objectivo de evitar lesões graves. Propiciando em caso de acidente frontal o controle do deslocamento da cabeça do ocupante e a distribuição dos esforços sobre uma área maior, possibilitando então uma redução da pressão sobre o corpo.

Airbags laterais com função suplementar:
Ao contrário do que acontecia até aqui, os airbags laterais já não protegem apenas o tórax, mas também a zona da bacia do condutor e do passageiro da frente. A capacidade de cada saco é de 15 litros, estando dividido em dois compartimentos, com pressões de accionamento distintas, de acordo com a intensidade do impacto.

Airbags de cortina:
Os airbags de cortina pretendem evitar lesões, na cabeça, que podem ocorrer quando o passageiro é projectado contra o tejadilho ou contra a lateral do veículo.

Outros sistemas de segurança passiva:
Revestimento das portas com blocos de poliuretano para deslocar o corpo do ocupante para longe da lateral do veículo visando evitar o impacto directo da carroçaria em deformação contra o corpo.
Apoios de joelhos para minimizar o “submarining” (mergulho do corpo por baixo do cinto subabdominal) que causa gravem ferimentos no abdómen, coluna vertebral e pernas.
Painéis de instrumentos e tablier arredondados e com superfícies amortecedoras de energia.
Espelhos retrovisores internos colapsíveis.
Bancos com assentos anti-submarining e apoios de cabeça e encostos «activos» dos bancos que permitem evitar o «golpe de coelho», mantendo o apoio de cabeça tão perto quanto possível do ocupante para evitar uma hiper extensão do pescoço.
Barras protectoras nas portas.
Coluna de direcção retráctil.
Mecanismos de Segurança Activa: (garantem uma condução mais segura e procuram prevenir acidentes)

Sistema anti-bloqueio de travões (ABS):
Esta tecnologia consiste num conjunto de componentes electro-hidráulicos que evitam que alguma das rodas dianteiras do veículo bloqueiem. Assim, estas podem responder com sucesso aos movimentos do volante durante uma travagem brusca.
Sistemas de controlo de tracção:
Os sistemas de controlo de tracção mais completos utilizam simultaneamente o EDS, o ASR e o ASC para que as rodas motrizes não patinem quer em aceleração, quer durante as reduções de caixa. Por outras palavras, sempre que numa aceleração os sensores do sistema detectem que uma das rodas motrizes está a patinar o sistema reduz o binário motor e, se necessário, acciona o travão da roda que está a patinar. Desta forma, é garantida uma maior estabilidade do veículo e evitando as derrapagens.
Sistemas de controlo de estabilidade:
Os sistemas de controlo de estabilidade, dinâmica de um veículo, conhecidos pela sigla EPS (Electronic Stability Program), corrigem situações de subviragem e sobreviragem assim como problemas de falta de tracção em acelerações ou reduções bruscas.
Sistema de assistência de travagem:
Sistema de apoio ao esforço aplicado pelo condutor no pedal do travão. Estudos científicos mostram que o esforço aplicado no pedal do travão pode não permanecer o suficiente ao longo de uma travagem. Neste caso, o sistema de assistência de travagem electrónica aumenta o esforço de travagem compensando o aliviar do pedal.
Proponha um novo mecanismo de segurança que, na sua opinião fundamentada, deveria obrigatoriamente, fazer parte dos automóveis.
R: Deveria ser colocado um bloqueador de velocidade, o automóvel deveria detectar a velocidade máxima de onde está a circular e impedir o carro de dar mais.

Realize um cartaz de prevenção dos Acidentes Rodoviários.
Usa o cinto?


Porque é que o seu filho não usa a cadeirinha?
A vida dele é menos importante que a sua?
STC 7 – SABERES FUNDAMENTAIS

O que é um Clone?
A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.
O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz.
O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia. No caso dos humanos, os clones naturais são os gémeos uni vitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.
No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.


Refira as consequências da clonagem na estrutura da sociedade.

O homem nunca aprendeu o verdadeiro significado da palavra limite e nunca ligou se um dia iria vir a sofrer com esse erro de pensar que tudo está ao seu alcance, mas o homem hoje teme com medo de não conhecer, o desconhecido. Será que vale a pena clonar vidas humanas? Mas a pergunta certa seria se isso é uma necessidade para o futuro, ou apenas capricho de certos homens. Por exemplo, um paciente com leucemia, que é causada por um defeito nas células do sangue. O objectivo seria substituir essas "peças estragadas" por outras perfeitas.
O grande problema que se discute é a forma como vai ser usada essa tecnologia, pode ser para o bem ou para o mal, assim como ocorreu com a tecnologia nuclear, que acabou sendo transformada na bomba atómica. Se for bem utilizada, a humanidade pode ganhar muito, se não, as consequências podem ser incalculáveis. Hoje, e possivelmente no futuro, sem querer ser pessimista (!), qualquer tecnologia possui um lado negativo a par do que de bom nos dá, tornando-se imprescindível criar uma tecnologia com o mínimo de desvantagens face ao que é vantajoso, com vista a um melhor futuro; o mais importante será optar pelo mais vantajoso com o mínimo de efeitos negativos, pois existirá sempre algo negativo. É de referir ainda que produtos da ciência e tecnologia devem ser aprovados em público e debatidos para que se salvaguardem a moral e a ética.
Problemas Éticos?
A questão da clonagem humana não pode ser reduzida apenas a um problema técnico. Está em jogo não apenas a vida de um novo ser, mas a sua própria dignidade enquanto pessoa. Ao clonar-se as células de um ser humano, destrói-se a própria identidade do novo ser. Deixamos de ter indivíduos, e como tais únicos e irrepetíveis, para termos múltiplos sem dignidade própria.
-Com que fundamento moral se pode produzir seres para servirem de material genético para outros seres?
-Com que fundamento se pode produzir seres humanos deficientes apenas para gozo de frustrados pais ou em nome de progresso científico?
A investigação científica posta ao serviço do homem, como quando se empenha a procurar o remédio para as doenças, o alívio do sofrimento, a solução para os problemas originados pela carência alimentar e o melhor uso dos recursos da terra, tal investigação representa uma esperança para a humanidade, confiada ao génio e ao trabalho dos cientistas.

Se tivesse que clonar alguém, quem escolheria? Porquê?

Não sei só na situação. Ouve um dia na minha vida que gostaria de ter clonado a minha cadela Pipoca para evitar o sofrimento das minhas filhas depois de a cadela não ter sobrevivido a uma cirurgia.
Em relação à Clonagem, quais os diferentes tipos de abordagem e perspectivas (científica, ética/moral e religiosa) e os seus argumentos.
Muitos acreditam que a criação de vida é assunto exclusivo do Criador. Eles acreditam que a vida é uma dádiva Divina, que deveria estar além dos poderes humanos. A Igreja acredita que a alma é criada no momento da concepção, e por isto o embrião merece protecção. Para aqueles que concordam com a Igreja, a tecnologia não-aperfeiçoada da clonagem significa assassinato em massa.
Os outros pontos mencionei na pergunta anterior.

O DIREITO À VIDA

Exponha a sua ideia, não esquecendo os temas Aborto, Eutanásia e Suicídio.
Para mim o suicídio é um acto de covardia.
É preferível em certas situações fazer um aborto do que deixar vir uma criança para passar fome, maus tratos ou miséria.
A eutanásia as vezes não é tirar a vida é dar descanso.
STC 6 – URBANISMO E MOBILIDADE STC7 – SABERES FUNDAMENTAIS

Identificar diferentes modelos de sociedade e suas principais características.
Relacionar as transições dos modelos de sociedade com processos tecnológicos, económicos, culturais e políticos.

Dê exemplos de duas consequências positivas para o país de origem resultantes da emigração.

Os avanços na tecnologia da comunicação que facilitam as viagens; a comercialização entre países, incluindo o efeito do intercâmbio resultante da globalização
Refira as consequências das migrações internacionais para a estrutura da população do país de destino.
Nos países de destino, em particular, a imigração é geralmente relacionada a questões económicas. Os imigrantes são facilmente culpados de três grandes crimes: roubar o trabalho da mão-de-obra local; provocar a redução dos salários dos trabalhadores; e, mais em geral, aumentar os gastos dos serviços públicos do Estado, acirrando, assim, os problemas económicas do país.
Rejuvenescimento da população;
Acréscimo da taxa de natalidade;
Aumento da taxa de crescimento natural;
Acréscimo da população activa
Aumento da mão de obra barata

Se tivesse que emigrar, qual o país que escolheria? Porquê? Para onde seria incapaz de emigrar? Porquê

O País que eu escolheria para emigrar era Inglaterra, porque eu estive lá durante uns dias a trabalhar e adorei a experiencia, as pessoas são simpáticas, os ordenados são mais elevados, não se vê pobreza nas ruas, porque o estado ajuda imensos os mais desfavorecidos, bem como às crianças, dando mais apoio económico às mães, como na saúde e nos medicamentos, são grátis para as crianças.
Onde eu seria incapaz de emigrar era para a Venezuela porque existe imensa violência nas ruas, e eu nunca iria estar descansada quando saísse ás ruas, ou para ir trabalhar, ou para ir passear.