segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

STC 7 – SABERES FUNDAMENTAIS

O que é um Clone?
A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.
O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz.
O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia. No caso dos humanos, os clones naturais são os gémeos uni vitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.
No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.


Refira as consequências da clonagem na estrutura da sociedade.

O homem nunca aprendeu o verdadeiro significado da palavra limite e nunca ligou se um dia iria vir a sofrer com esse erro de pensar que tudo está ao seu alcance, mas o homem hoje teme com medo de não conhecer, o desconhecido. Será que vale a pena clonar vidas humanas? Mas a pergunta certa seria se isso é uma necessidade para o futuro, ou apenas capricho de certos homens. Por exemplo, um paciente com leucemia, que é causada por um defeito nas células do sangue. O objectivo seria substituir essas "peças estragadas" por outras perfeitas.
O grande problema que se discute é a forma como vai ser usada essa tecnologia, pode ser para o bem ou para o mal, assim como ocorreu com a tecnologia nuclear, que acabou sendo transformada na bomba atómica. Se for bem utilizada, a humanidade pode ganhar muito, se não, as consequências podem ser incalculáveis. Hoje, e possivelmente no futuro, sem querer ser pessimista (!), qualquer tecnologia possui um lado negativo a par do que de bom nos dá, tornando-se imprescindível criar uma tecnologia com o mínimo de desvantagens face ao que é vantajoso, com vista a um melhor futuro; o mais importante será optar pelo mais vantajoso com o mínimo de efeitos negativos, pois existirá sempre algo negativo. É de referir ainda que produtos da ciência e tecnologia devem ser aprovados em público e debatidos para que se salvaguardem a moral e a ética.
Problemas Éticos?
A questão da clonagem humana não pode ser reduzida apenas a um problema técnico. Está em jogo não apenas a vida de um novo ser, mas a sua própria dignidade enquanto pessoa. Ao clonar-se as células de um ser humano, destrói-se a própria identidade do novo ser. Deixamos de ter indivíduos, e como tais únicos e irrepetíveis, para termos múltiplos sem dignidade própria.
-Com que fundamento moral se pode produzir seres para servirem de material genético para outros seres?
-Com que fundamento se pode produzir seres humanos deficientes apenas para gozo de frustrados pais ou em nome de progresso científico?
A investigação científica posta ao serviço do homem, como quando se empenha a procurar o remédio para as doenças, o alívio do sofrimento, a solução para os problemas originados pela carência alimentar e o melhor uso dos recursos da terra, tal investigação representa uma esperança para a humanidade, confiada ao génio e ao trabalho dos cientistas.

Se tivesse que clonar alguém, quem escolheria? Porquê?

Não sei só na situação. Ouve um dia na minha vida que gostaria de ter clonado a minha cadela Pipoca para evitar o sofrimento das minhas filhas depois de a cadela não ter sobrevivido a uma cirurgia.
Em relação à Clonagem, quais os diferentes tipos de abordagem e perspectivas (científica, ética/moral e religiosa) e os seus argumentos.
Muitos acreditam que a criação de vida é assunto exclusivo do Criador. Eles acreditam que a vida é uma dádiva Divina, que deveria estar além dos poderes humanos. A Igreja acredita que a alma é criada no momento da concepção, e por isto o embrião merece protecção. Para aqueles que concordam com a Igreja, a tecnologia não-aperfeiçoada da clonagem significa assassinato em massa.
Os outros pontos mencionei na pergunta anterior.

O DIREITO À VIDA

Exponha a sua ideia, não esquecendo os temas Aborto, Eutanásia e Suicídio.
Para mim o suicídio é um acto de covardia.
É preferível em certas situações fazer um aborto do que deixar vir uma criança para passar fome, maus tratos ou miséria.
A eutanásia as vezes não é tirar a vida é dar descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário