sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O livro da minha vida?
O Rancho da Daniele Steel.
Neste livro a autora narra uma comovente história pontuada por dramas comuns no dia-a-dia de todos nós.
Editora: Record

O filme da minha vida?
E.T
A história da amizade entre um extra-terrestre perdido na Terra e um menino de 10 anos que o esconde em casa, procurando evitar a todo o custo que ele seja capturado e transformado numa cobaia pelos serviços secretos americanos e ajudando-o, finalmente, a regressar a casa.

A personagem da minha vida?
Os estrumpfes ou smurfs
Os estrumpfes, ou Les Schtroumpfs em francês, são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford (Peyo). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.
Media e informação

O que possibilitou o acesso á informação?
O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma actividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planeamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas actividades editoriais, no rádio e na televisão.
O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação) introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados a obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial. Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoraram electrónica, bem de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de como a internet computadores,). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, colectadas por instituições particulares ou públicas.
As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação como: técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas um esquema. Este esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado mas isso não elimina o facto que a técnica já existia independentemente do software.
Como podem os média influenciar a opinião pública?
Reflexão sobre o impacto dos média na construção da opinião pública.
O impacto da média na construção da opinião pública é um fenómeno com bastante impacto ou seja é uma realidade que acontece no nosso dia á dia e que por vezes nem damos por isso. Ora vejamos se tivermos atentos a um programa de televisão e no intervalo vermos um anúncio de um determinado produto repetidamente acaba por nos chamar atenção e por vezes quando saímos de casa e vemos o produto acabamos por comprar nem que seja só por curiosidade. Todo o meio de comunicação influencia, pela positiva e negativa a opinião pública. No que se refere á influencia positiva para alem de nos manter informados sobre, economia, politica, social, etc., também nos influencia e revoluciona o pensamento social. No que diz respeito á influencia negativa é que muita das vezes o excesso de informação também influencia o social no aspecto negativo. Por exemplo o aspecto tão actual sobre a crise económica a nível nacional, europeia, digo, mundial mesmo sendo um direito que assiste ao cidadão comum andar informado, também é verdade a reacção de pessimismo que provoca a notícia na mente de cada ouvinte. Em pesquisas que fizemos ficai a saber todos os meios de comunicação social como: cinema, rádio jornal Internet e televisão. Acabamos por ver que a televisão é o meio de comunicação que tem mais impacto na influência da opinião pública porque é acessível a todas as camadas sociais e etárias. O cinema, devido ser um meio de comunicação menos acessível que outros, apresenta por este motivo um menor impacto na influência da opinião pública. A rádio é um meio de comunicação muito abrangente devido a ser bastante acessível á maioria das pessoas, existem rádios locais regionais e nacionais, abrangem todas as classes etárias e é um meio de comunicação com bastante influência.