sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Marketing de relacionamento
O que é???

Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias que visa o entendimento e a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus clientes, actuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo.
Consiste em uma estratégia de negócios que visa construir proactivamente relacionamentos duradouros entre a organização e seus cliente.
Trata–se de transformar não–cliente em cliente, de aumentar freqüência de compra, de reduzir cancelamento, enfim, de fazer mais cliente serem mais rentáveis por mais tempo.
Onde o aplicamos???
Uma vez que se saiba, de um lado, qual é a identidade da marca e de outro, o perfil do consumidor – bem como suas crenças e valores – cabe ao Marketing de Relacionamento garantir a conexão entre ambos num processo contínuo de ação e reação.
Quanto mais o cliente percebe que a empresa sabe reconhecer suas necessidades e entregar produtos e serviços compatíveis com as suas características, mais o cliente dá informações ao seu respeito. Quanto mais informações a empresa tem, maior a capacidade de reconhecer e privilegiar os clientes lucrativos

Como???
 Para se fazer marketig de relacionamento é preciso ter um banco de dados actualizado , porque é através dele que se tem informações valiosas a respeito dos consumidores.
 A empresa deve perguntar-se constantemente o que pode ser feito para facilitar e melhorar a vida de seus clientes.
 Conhecer profundamente o cliente.
 Tornar o cliente conhecido por todos os funcionários da empresa. Ele não deve aguardar para que alguém o identifique e solucione seus problemas adequadamente.
 Transformar o cliente em sócio de um clube exclusivo, ou seja, proporcionar actividades e disponibilizar recursos que só os clientes da empresa têm acesso.
 Ouvindo os clientes, as empresas podem se beneficiar e passar a ser voz activa no mercado.
 Um programa de satisfação de clientes é uma poderosa ferramenta para estimular a melhoria dos produtos ou serviços.

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